segunda-feira, 22 de março de 2010

HERÓI PÉ VERMELHO

O Pé Vermelho é o primeiro super-herói da Ecometrópole Londrina e desde a tarde de hoje já está a postos para defender o meio ambiente da cidade. Concebido para combater os maus hábitos da população e o micro-lixo nas ruas, além das florestas e animais nativos, o Pé Vermelho foi apresentado publicamente esta tarde. O super-herói londrinense é uma criação conjunta da Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE) e da Associação dos Quadrinistas de Londrina. A tarefa do novo personagem é proteger o meio ambiente local, combater crimes ambientais em aliança com as Ongs e divulgar a causa ambientalista. A apresentação pública do super-herói integra a Semana da Água e das Boas Práticas Ambientais na Ecometrópole, com programação completa até o dia 28.
Inspirado nos mangás japoneses, o Pé Vermelho londrinense habita o Corredor Ecológico Parque Arthur Thomas - Fazenda Refúgio - Rio Tibagi. Protetor das matas e animais nativos, tem como principal companheira uma anta nativa que mora na Mata dos Godoy. É descendente das tribos kaingangs que habitam a região norte do Paraná. Parente do curupira, o super herói londrinense tem característica semelhante à própria origem: no lugar dos pés virados para trás do personagem do folclore brasileiro, o Pé Vermelho tem a força concentrada nos pés – que são proporcionalmente maiores em relação ao corpo.

“A Ecometrópole Londrina já comporta um super herói como outras grandes metrópoles do mundo tem”, afirma Eloyr Pacheco, coordenador da Associação dos Quadrinistas de Londrina. Para a Ong MAE, o super-herói é um reforço na mobilização contra a degradação do meio ambiente local e contra tentativas de reformular leis – como o Código Florestal – o que pode prejudicar a biodiversidade brasileira. “Precisamos de cada vez mais reforços e o Pé Vermelho chega em boa hora. Degradadores do ambiente, tem gente de olho em vocês”, brinca Eduardo Panachão, presidente da Ong MAE. Para divulgar o Pé Vermelho e o Projeto Na Pegada do Parque, que contempla o Corredor Arthur Thomas-Tibagi, a Ong MAE lançou o site www.napegadadoparque.com.br onde é possível acessar histórias em quadrinhos do personagem. Na página, as histórias podem ser baixadas para serem usadas, impressas e coloridas por quem quiser. A intenção é que o super-herói seja usado por empresas, escolas públicas e particulares como ferramenta de envolvimento com o patrimônio natural da cidade. No site é possível acessar o mapa do Corredor Ecológico protegido pelo herói Pé Vermelho, com 30 kms de extensão. Empresas e patrocinadores também estão convocados a usar o Pé Vermelho em divulgações próprias que tenham caráter ambiental. Durante a 50ª Expo Londrina, 50 mil gibis serão distribuídos com uma história em que o Pé Vermelho – no seu formato humano – leva visitantes à feira, fala sobre meio ambiente e exibe as preocupações ambientais da Expo. Os gibis são gratuitos.

Nenhum comentário: