quinta-feira, 26 de junho de 2008

FENAJ DENUNCIA DIÁRIO DE MARINGÁ

FENAJ E SINDICATO DENUNCIAM PERSEGUIÇÃO
EM O DIÁRIO, DE MARINGÁ

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná denunciam perseguição do jornal O Diário do Norte do Paraná, de Maringá (PR), contra o jornalista e diretor sindical Rogério Fischer. Editor de O Diário, Fischer foi suspenso de suas funções no dia 17 de junho, numa atitude clara de cerceamento das atividades sindicais, direito assegurado pela Constituição.

A Fenaj e o Sindicato repudiam esse procedimento por reconhecer nele um atentado à liberdade sindical, com conseqüências nefastas à pratica do Jornalismo. A conduta da direção de O Diário contraria o preceito de liberdade de expressão que deveria nortear o trabalho de todo veículo de comunicação social.

Tal atitude configura censura a um dirigente sindical, que tem legítimo direito – e dever – de defender os interesses de sua categoria profissional. Ademais, a censura à atividade sindical sinaliza o perigo de que essa prática se estenda também ao Jornalismo praticado pela empresa.


Londrina, 26 de junho de 2008
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná

Nenhum comentário: